sábado, 28 de julho de 2012

Londres-2012: o pontapé inicial em busca do ouro


*** post publicado originalmente em 24/07/2012 no #elascomentam

A abertura oficial dos jogos olímpicos de Londres 2012 será na sexta-feira, dia 27, às 17 horas no horário de Brasília. Mas já temos o que comemorar: no primeiro dia do futebol a seleção brasileira feminina estreou com vitória ao golear a seleção de Camarões: 5×0.

Comemoração do gol de Renata Costa (Getty Images)
Na partida disputada no Millenium Stadiun, em Cardiff, no País de Gales, o time comandado pelo técnico Jorge Barcellos abriu o placar logo no início com a meia Francielle cobrando falta sofrida por Fabiana na entrada da área. Logo depois a zagueira Renata Costa subiu mais alto do que a defesa camaronesa e marcou o segundo. Depois dos gols, a seleção conseguiu administrar bem o resultado, mas diminuiu o ritmo.

O segundo tempo começou com Cristiane no lugar de Thaisinha. O terceiro gol saiu dos pés de Marta cobrando pênalti depois de ter sido derrubada dentro da área adversária. No quarto gol, a dupla Marta-Cristiane voltou a funcionar e a camisa 11 driblou a goleira de Camarões e fez seu 11º gol em jogos olímpicos – o que faz de Cristiane a maior goleadora de todos os tempos, superando a alemã Birgit Prinz. E para fechar a goleada, Marta recebeu um cruzamento de Cristiane e tocou livre para dentro da pequena área. 

Nossas meninas voltam a jogar no sábado (28), às 10h30, horário de Brasília, contra a Nova Zelândia. Vale lembrar que os primeiros e segundos de cada grupo se classificam para a próxima fase, assim como os dois melhores terceiros colocados. A final será disputada no dia 9 de agosto no estádio de Wembley, em Londres.

Duas gafes que não posso deixar de registrar no primeiro dia do futebol: uma é o uniforme da seleção. As meninas jogaram com as camisas antigas, que não tem os anéis olímpicos debaixo da bandeira brasileira e que foram feitas especialmente para os jogos… Que mancada!!! Quem será que esqueceu de levar a roupa nova para o primeiro dia da festa? Eu quero nomes!!!

E outra muito mais grave aconteceu no jogo entre Coreia do Norte e Colômbia. A organização simplesmente colocou no telão e no estádio uma bandeira da Coreia do Sul. Que é bem diferente, por sinal! Claro que as jogadoras norte-coreanas ficaram muito bravas com essa confusão toda e se recusaram a entrar em campo. O jogo só começou depois que a bandeira foi trocada.

(Para recordar: a Coreia do Sul e Coreia do Norte entraram em guerra em 1950. O conflito durou até 1953, mas tecnicamente não acabou e, para se ter uma ideia, as fronteiras continuam militarizadas. Claro que a pessoa que fez isso neste momento já deve estar procurando uma nova função no caderno de classificados. E vai assistir aos jogos pela tevê.)

Além do Brasil, outras seleções favoritas também venceram nesta primeira rodada: Japão 2×1 Canadá; Estados Unidos 4×2 França; Suécia 4×1 África do Sul. A Grã-Bretanha venceu a Nova Zelândia por um gol e a Coreia do Norte marcou dois gols na vitória sobre a Colômbia.

Acompanhar a Olimpíada durante o horário de serviço é sempre complicado. Na redação o aparelho de TV está sempre ligado. Mas quando tem esporte rolando na tela a impressão é de que o som sempre desaparece misteriosamente. Também pudera: a maioria é mulher que não se interessa por esporte. E que me olham sempre assustadas quando grito “gol”. Sim, o grito é bem contido! Os rostos traduzem algo do tipo “como ela gosta tanto de esporte?”.

Costumo dizer que só quem não me conhece é que não sabe do meu amor pelo esporte. Paro para assistir, para ler uma reportagem, para ouvir na rádio ou mesmo para fazer um pequeno comentário. Ainda mais agora que faço parte desse timaço que é o #elascomentam e além do automobilismo vou escrever sobre o futebol feminino durante os Jogos Olímpicos. Então, preciso dar pelo menos uma espiadinha para saber como as coisas andam. Mas se não dá para assistir na redação, ufa! ainda bem que tem a tevê do celular e a reprise dos jogos.

Confesso que hoje troquei a novela que está deixando todo mundo curioso para assistir aquilo que não deu pra ver durante o dia. Isso é muito amor pelo esporte, sem dúvida!

(ps: enquanto escrevo esse texto estou assistindo à reprise de Brasil x Camarões pela ESPN Brasil.)

Twitter: @prikinder

Nenhum comentário:

Postar um comentário