sábado, 4 de agosto de 2012

Faltam quatro jogos para conquistar o ouro!


*** post publicado originalmente em 30/07/2012 no #elascomentam

Elas estavam de uniforme novo, aquele que era para ter feito parte do primeiro jogo na última quarta-feira contra Camarões. Elas sofreram para abrir o placar diante da Nova Zelândia. Mas a sorte é que elas têm uma goleadora chamada Cristiane e que quase no final fez toda a diferença!

No Millennium Stadium, na cidade de Cardiff, a vitória brasileira só veio aos 41 minutos do segundo tempo pelos pés da artilheira Cristiane, agora com 12 gols em Jogos Olímpicos, um recorde. No primeiro tempo, a seleção jogou muito abaixo do esperado diante das neozelandesas, que perderam a primeira partida para a Grã-Bretanha. Acredito que nesse sistema adotado pelo técnico Jorge Barcellos, jogando com três zagueiras, o time sente falta de alguém no meio de campo para dar assistência ao ataque. Faltou pressionar mais, fazer mais cruzamentos, pegar melhor na bola e se impor no jogo.

Brasil x Nova Zelândia (Reuters)
As chances até apareceram mais no segundo tempo. As jogadas foram um pouco mais ofensivas e vimos mais oportunidades de finalização. Uma delas foi quando a lateral Maurine pegou de primeira um cruzamento feito por Fabiana. Mas quem mandou a bola para o fundo da rede foi Cristiane. Marta cobrou falta, a artilheira aproveitou a sobra da defesa e encobriu a goleira da Nova Zelândia. Apesar de magrinha, essa vitória garantiu a classificação na segunda fase dos jogos.

A partida também marcou o 100º jogo da baiana Miracildes Maciel Mota pela seleção brasileira. Miracildes? Não, assim ninguém vai saber de quem estou falando. Mas, da Formiga você já ouviu falar, certo? A “dona” do meio-campo do Brasil tem no currículo 25 jogos só em torneios olímpicos. Na primeira partida contra Camarões ela também já tinha feito história ao se tornar a única mulher a disputar cinco olimpíadas, desde Atlanta-1996 quando o futebol feminino foi incluído nos jogos. Formiga estreou na seleção em 1995, aos 18 anos, quando disputou o primeiro de seus quatros mundiais com a camisa verde e amarela.

A última partida desta primeira fase será disputada na próxima terça-feira, dia 31, às 15h45 (horário de Brasília). Nossas meninas enfrentam a Grã-Bretanha em Wembley. Neste sábado, as donas da casa venceram a seleção de Camarões por 3×0. Demais resultados: Japão 0×0 Suécia; Canadá 3×0 África do Sul; Estados Unidos 3×0 Colômbia; Grã-Bretanha 3×0 Camarões; França 5×0 Coreia do Norte.

Esperamos que no próximo jogo em que será decidida a liderança do Grupo E, a seleção feminina seja mais criativa, ousada e principalmente, que a bola balance muitas vezes o gol das inglesas! Afinal, se vencerem vão faltar apenas três jogos para alcançar o tão sonhado ouro olímpico!

(ps: para escrever esse texto, assisti a reprise do jogo no SporTV a noite, já que no horário da partida estava acompanhando a primeira corrida da GP2 na Hungria pela internet e pela tevê o jogo do Roger Federer no tênis, mais as duas medalhas (bronze e ouro) no judô… Afinal, o esporte é minha grande paixão!)

Twitter: @prikinder

Nenhum comentário:

Postar um comentário