sábado, 28 de julho de 2012

Londres-2012: chegou a hora de superar o trauma!


*** texto publicado originalmente em 24/07/2012 no #elascomentam http://www.elascomentam.com.br


Antes mesmo da cerimônia oficial de abertura dos Jogos Olímpicos em Londres, que será na próxima sexta-feira, dia 27, o futebol feminino entra em campo. Nesta quarta-feira, dia 25, a seleção brasileira feminina com Marta e companhia dá o pontapé inicial na caminhada rumo ao ouro inédito. O primeiro jogo será contra Camarões, no Millennium Stadium, em Cardiff, capital do País de Gales. Além do Brasil, o Grupo E ainda conta com as seleções da Nova Zelândia e Grã-Bretanha.


Neste ano, quem vai comandar nossas meninas é Jorge Barcellos. Ele já foi técnico da equipe no vice-campeonato mundial de 2007, na China, e na medalha de prata na olimpíada de Pequim, em 2008. A seleção brasileira é formada pelas goleiras Andreia Suntaque e Bárbara; as laterais Fabi, Maurine, Danielli Pereira e Rosana; as zagueiras Daiane (Bagé), Érika, Bruna e Aline Pellegrino; as meias Ester, Francielle, Renata Costa e Formiga; e as atacantes Cristiane, Grazielle, Marta e Thaisinha. 

O destaque desta seleção é, mais uma vez, a atacante Marta. Eleita a melhor jogadora do mundo por cinco vezes, ela vai comandar o time e terá, mais uma vez a artilheira Cristiane como sua aliada. Mas não podemos esquecer da jogadora Érika, que graças à sua versatilidade em campo, além de zagueira ainda poderá atuar como volante e atacante, permitindo ao técnico fazer mudanças em campo sem alterações no esquema tático do time.

Mesmo com a concorrência de times rivais como Japão, que conquistou a Copa do Mundo em 2011 na Alemanha (país este que por sinal não se classificou para os jogos de Londres), dos Estados Unidos (tricampeões olímpicos), da Coreia do Norte e da Suécia, o Brasil quer deixar de lado o trauma de perder duas finais consecutivas em Jogos Olímpicos para as norte-americanas.

Desde que o futebol feminino começou a fazer parte dos Jogos Olímpicos em Atlanta (EUA), os Estados Unidos venceram três vezes (1996, 2004/Atenas e 2008/Pequim) e a Noruega uma vez (2000/Sydney). O Brasil ficou em quarto lugar nas duas primeiras olimpíadas e foi medalha de prata nas duas últimas.

Vale lembrar que pouco antes da estreia em Londres, o grupo teve uma baixa: a meio-campista Elaine sofreu uma contusão na coxa esquerda e deixou o grupo. A lateral Danielli Pereira foi convocada às pressas e será alternativa do treinador Barcellos no banco de reservas.

Outros jogos serão disputados nessa quarta-feira (25) durante a primeira rodada do torneio feminino em Londres. Pelo grupo do Brasil (Grupo E) jogam Grã Bretanha x Nova Zelândia. Pelo Grupo F, Japão x Canadá e Suécia x África do Sul. E por fim, no Grupo G, Estados Unidos x França e Colômbia x Coreia do Norte.

E vamos torcer muito pelo ouro das meninas do Brasil! Afinal, chegou a hora chutar pra bem longe essa história de “chega, mas não leva”, não é mesmo?! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário