domingo, 24 de julho de 2011

A América é Celeste!




Neste domingo, a seleção que mais venceu a Copa América voltou a conquistar o continente depois de 16 anos. O Uruguai derrotou o Paraguai por 3 x 0 e se sagrou campeão da Copa América de 2011. O palco da conquista foi nada menos que o estádio Monumental de Nuñes, em Buenos Aires, na Argentina. A seleção uruguaia venceu os paraguaios com dois gols de Diego Forlán - que não marcava desde a Copa do Mundo - e um de Luis Soares. O último título da Copa América conquistado pelo Uruguai foi em 1995, jogando em casa. Já o Paraguai, continua com o jejum de títulos há 32 anos. 

Quando o Uruguai venceu a Argentina nas quartas de final desta Copa América e o Brasil perdeu nos pênaltis para o Paraguai, tive a certeza de que a final seria entre as duas seleções vitoriosas. E também nessa disputa, os times da Venezuela e do Peru também surpreenderam em relação às campanhas anteriores: ficaram em quarto e em terceiro lugar respectivamente.

Apesar de ter feito uma campanha irregular durante as eliminatórias da Copa do Mundo e só ter conseguido a vaga ao vencer a Costa Rica na repescagem, a seleção uruguaia já tinha mostrado no ano passado do que era capaz: a conquista do quarto lugar na África do Sul. E três jogadores foram importantes tanto pelo bom resultado no mundial como na Copa América: Diego Lugano, Diego Forlán e Luis Soares. Mas, dessa vez na Argentina, o time estava mais entrosado e o resultado foi a conquista de mais um título. 

Final da Copa América 2011
Com uma campanha positiva na Copa América, o Uruguai se torna uma das principais potências do futebol sul-americano, ao lado de brasileiros, argentinos e paraguaios. 

E quero deixar o meu recado para Argentina e Brasil: não adianta ter os melhores jogadores em campo. Eles precisam ser os melhores e trabalhar juntos para conquistar a vitória. 

Lembrando que a próxima Copa América, em 2015, será disputada no Brasil. E aí, será que tem alguém que gostaria de apostar com quatro anos de antecedência quem vai levar a taça do próximo campeonato sul-americano? Quanto a mim, prefiro esperar passar a Copa do Mundo em 2014 para ter uma opinião formada a respeito.

ps: para quem quiser saber mais sobre a Copa América, a dica é visitar o site oficial do torneio: http://www.ca2011.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário