sábado, 17 de abril de 2010

Bem-vindo ao universo do futebol!

Em ano de Copa do Mundo, nada melhor do que falar do conjunto futebol e bola. Por isso, a criação deste blog nada mais é do que um espaço para se compartilhar histórias, curiosidades e informações sobre nossas paixões nacionais.

O futebol teve origem em 1863 em Londres, Inglaterra, a partir de um encontro entre escolas e clubes que definiu as primeiras regras comuns para uma modalidade praticada com uma bola de couro. Nascia ali o esporte mais popular do mundo. Na época, a Inglaterra era uma potência global e, sem dúvida, foi o que ajudou a espalhar o futebol pelo planeta. E o esporte carecia de regras. Mas foi só no século XX que foi criada uma organização internacional para cuidar do universo futebolístico. 

Já a bola surgiu bem antes do futebol. Tudo deve ter começado ainda na idade da pedra. Há quem diga que a primeira "bola" deve ter sido criada quando o homem chutou a primeira pedra e quis mandá-la em alguma direção. Na China, por exemplo, há três mil anos, o esporte favorido da população era o Tsu chu, uma espécie de ancestral do futebol moderno, e a bola usada era feita de peles de animais e preenchida com pelos ou penas. 

São várias as histórias e especulações de como a bola e o futebol chegaram no Brasil. Tem gente que diz que no século XVIII os portugueses que colonizaram o país já jogavam uma espécie de futebol com uma bola de pano. Outros contam que marinheiros europeus, comandados por ingleses e franceses, foram os responsáveis pelos primeiros jogos na América do Sul em 1864, mas não há registros. O que vale mesmo para a história - e está devidamente documentado - é que Charles Miller, filho de pai inglês e mãe brasileira, nascido no bairro do Brás em São Paulo, trouxe o futebol para o Brasil.


Com nove anos, ele foi estudar na Inglaterra onde descobriu e se apaixonou pelo futebol. Voltou para casa com duas bolas na bagagem e um livro de regras básicas. Em 1895, Charles Miller conseguiu apresentar o futebol aos brasileiros: organizou um amistoso entre o São Paulo Railway, composto por funcionários da estrada de ferro e por Charles, contra o time da Companhia de Gás. Evidentemente, o time do dono da bola venceu: 4x2. Foi num campinho improvisado que a bola rolou oficialmente em terras brasileiras. E graças a Charles Miller que voltou da Europa disposto a fazer do futebol um esporte com a cara do Brasil.

Nos primeiros anos, os termos em inglês eram muito usados, principalmente pela imprensa. Nos jornais e revistas, futebol era football; time virava team; gol era goal; clube se tornava club; para jogo se fala match... Mas ainda bem que isso mudou: o talento que o jogador brasileiro mostrava dentro de campo dava para entender bem como o esporte se tornava cada vez mais nacional.


Fontes consultadas: FIFA (http://pt.fifa.com/index.html) e Almanaque do Futebol Sportv

Um comentário:

  1. Muito legal seu blog Pri....
    É isso aí... vamos correr atrás daquilo q a gente gosta... parabéns!!!!
    Bjks e saudade

    ResponderExcluir